Carcinoma Basocelular
O que é
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais frequente. Sua incidência está bastante relacionada à exposição solar, sendo, portanto, mais comum nas áreas que geralmente ficam mais expostas ao sol, como rosto, cabeça e orelhas.
Ele acomete principalmente pessoas de pele clara acima dos 40 anos de idade. Sua incidência é maior em homens que em mulheres.
É raro seu surgimento em crianças, no entanto, a alta exposição solar nas diferentes fases da vida colabora para seu posterior surgimento.
Seu crescimento costuma ser lento e ele raramente apresenta metástase, todavia, pode acometer áreas e estruturas importantes da pele, levando a grandes deformidades. Portanto, o diagnóstico e tratamento precoces ajudam a preservar a pele e outras estruturas.
Principais características das lesões
Consultar um dermatologista com regularidade é fundamental para garantir que a saúde da sua pele esteja protegida, mas, deve-se também observar frequentemente pintas ou lesões que indiquem algum sinal de malignidade. Estas são algumas das características que podem aparecer nos Carcinomas Basocelulares:
-
Lesões que não cicatrizam, podendo ou não sangrar eventualmente;
-
Lesões levemente avermelhadas com aspecto de cicatriz;
-
Lesões peroladas, pigmentadas e com pequenos vasos sanguíneos.
Diagnóstico
O exame clínico, feito por um dermatologista, é o primeiro passo para o diagnóstico dos Carcinomas Basocelulares.
A dermatoscopia (exame indolor realizado com um aparelho chamado dermatoscópio, semelhante a uma lupa) ajuda na sua identificação, mas, geralmente é necessária e realização de uma biópsia para confirmar o diagnóstico e determinar o tipo histológico do tumor.
Tratamentos
Na maioria dos casos o tratamento cirúrgico é curativo para os carcinomas basocelulares da pele. A retirada do tumor pode ser realizada por meio de cirurgia tradicional (com retirada de uma margem e análise histológica posterior) ou por técnica de
Cirurgia Micrográfica de Mohs (onde a lesão é removida por etapas, sendo todas as margens cirúrgicas avaliadas ao microscópio durante a própria cirurgia).